Quantas células têm em um organismo?
Giardia lamblia
Atribuição- . Fonte da imagem- Acesse AQUI. Licença – CC BY-SA 3.0
Existem organismos formados por apenas uma célula, e por isso chamados de como unicelulares. Pode-se citar como exemplos como a Giardia lamblia, um parasita intestinal, mostrada ao lado. As regiões marrons correspondem aos núcleos (parecem dois olhos em uma face) , o citoplasma está em amarelo/pardo e os filamentos que se projetam são os flagelos. A infeção por este parasita é denominada de giardiase. Nas imagens abaixo você pode observar mais dois organismos unicelulares, o paramécium, um protozoário de vida livre, e uma alga unicelular (as esferas verdes são cloroplastos)
Paramecium caudatum
Atribuição – Proyecto Agua. Licença –CC BY-NC-SA 2.0
Alga unicelular
.Atribuição – Proyecto Agua. Licença –CC BY-NC-SA 2.0
Caenorhabditis elegans
Bob Goldstein, UNC Chapel Hill http://bio.unc.edu/people/faculty/goldstein/. Acesse AQUI fonte da imagem. Licença: CC BY-SA 3.0.
Os organismos pluricelulares são formados por muitas células, como animais e plantas. Essas células se organizam em tecidos, que formam órgãos e sistemas, que, juntos, constituem um indivíduo.
Ao lado você observa o nematóide Caenorhabditis elegans, organismo que que mede cerca de 1mm de comprimento, apresenta 959 células, mais um número variável de óvulos e espermatozóides.
Referencia – ABERTS, B.; JOHNSON, A.; LEWIS, J.; RAFF, M.; ROBERTS, K.; WALTER, P. Biologia Molecular da Célula. Artmed, 2017
Mona Lisa
Pintura de Leonardo da Vinci (1503-1507). Domínio público., via Wikimedia Commons
Qual é o numero de células do corpo humano?
Essa é uma curiosidade de muitos… humanos. Bianconi et al, em 2013, usando dados que outros cientistas produziram a respeito do número de células de órgãos e sistemas, bem como recursos da matemática, propuseram que o corpo humano, tomando como base o corpo de um homem de 30 anos, pesando 72Kg e medindo 1,72m de altura, apresenta 37,2 trilhões de células.
Para pensar – Sabemos que existe uma variabilidade entre os indivíduos que pode afetar o número proposto acima. Pode ser que no futuro, com metodologias mais avançadas de pesquisa, esse número possa variar. Mas o fato é que somos formados por um número muito grande de células!!!
Referência – Eva Bianconi,Allison Piovesan,Federica Facchin,Alina Beraudi,Raffaella Casadei,Flavia Frabetti,. An estimation of the number of cells in the human body. Annals of human biology, V. 40, p.463-471, 2013.