A produção de material didático
Um breve histórico sobre os materiais didáticos produzidos
Este website iniciou-se concomitante com desenvolvimento de materiais didáticos virtuais para as escolas do PROUCA, há quase uma década. Com o passar dos anos foi adquirindo novos contornos no seu conteúdo, na sua forma e nas bases de sua fundamentação. Muitos dos materiais incialmente produzidos foram incorporados a materiais desenvolvidos mais recentemente, outros se tornaram tecnologicamente incompatíveis com o WordPress, alguns se tornaram ultrapassados e outros ainda são atuais.
O desenvolvimento dos objetos de aprendizagem se fundamenta no conceito de que visualização desempenha papel fundamental na aprendizagem sobre estruturas microscópicas e submicrosópicas. As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, TDIC, representam um meio de visualização destas estruturas. Assim, este espaço pode ser considerado um ambiente que que inclui muitos recursos visuais, tanto produzidos pelo NUEPE como oriundos de fontes externas.
As produções do NUEPE, como os vídeos didáticos, usam resultados de pesquisa de laboratórios da UFPR. Estes recursos, bem como recursos externos, são apresentados como objetos educacionais digitais isolados ou inseridos em textos multimídia. Os textos multimídia estão estruturados em uma sequencia dos conceitos básicos que servirão de ancoragem para os subsequentes. Entretanto, apresenta elementos de hipertextualidade. Além disso, oferece a possibilidade do usuário escolher o assunto no qual deseja navegar, e, dentro do assunto, existem oportunidade de abrir ou não um determinado recurso. que deseja abrir. Espera-se que sejam úteis para a comunidade escolar e que sejam empregados através de metodologias que situem o estudante como centro do processo de aprendizagem.
ACESSSE AQUI O TEXTO COMPLETO E A BIBLIOGRAFIA QUE FUNDAMENTA OS PRESSUPOTOS TEÓRICOS DO NUEPE
Objetivo
O objetivo deste website é disponibilizar recursos em Tecnologia Digitais de Informação e Comunicação, TDIC, principalmente sobre os temas relacionados à estrutura e função celular, produzidos pelo próprio NUEPE ou por fontes externas.
Descrição geral do NUEPE
Pode ser caracterizado como uma coleção de recursos digitas que incluem vídeos, animações, imagens, links para objetos educacionais externos e textos multimídia. Uma parte desses recursos foi produzida em projetos relacionados ao NUEPE, enquanto outros recursos são de fontes externas. Assim, pode-se dizer que apresenta algumas características de um repositório de recursos educacionais.
ESTUDANTES!
Leiam as informações abaixo e aproveitem bem os recursos disponibilizados!
Imagem de OpenClipart-Vectors por Pixabay
Os materiais didáticos virtuais do NUEPE podem servir como fonte de consulta para os seus trabalhos escolares e para complementar seus conhecimentos sobre os aspectos celulares e subcelulares. O conteúdo aqui apresentado está em permanente construção e não abrange tudo que você precisa aprender a respeito de células, bem como competências e habilidades. Portanto, é importante que você use os recursos do NUEPE somados ao processo de ensino formal, seguindo sempre a orientação de suas professoras e de seus professores, os materiais indicados por eles, como livros e outros recursos. Se você for usar estes recursos em algum tipo de trabalho que você irá publicar por qualquer meio, por favor leia o item Licenças.
INFORMAÇÕES AO CORPO DOCENTE
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
Sugestões de uso
Ao optar pelo uso de um recurso, você deve analisar se o material se adequa aos seus objetivos de ensino, pressupostos pedagógicos e abordagens metodológicas que regem a sua atividade docente. É importante levar em consideração a sua própria formação no que concerne e à inserção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, TDIC, na educação. Recomenda-se que os recursos aqui disponibilizados sejam empregados como suporte e fonte de consulta em metodologias que priorizem o estudante como o centro da aprendizagem.
As imagens, vídeos, animações e textos podem ser fonte de consulta para a construção de mapas conceituais, aula invertida, atividades investigativas, construção de modelos, aprendizagem colaborativa, entre outras.
Estes recursos podem ser usados para produzir o seu próprio material?
Sim, pois os conteúdos e objetos digitais aqui disponibilizados podem não atender ou abranger todo o conteúdo que você deseja trabalhar com sua classe. É possível que você necessite fazer adaptações e criar obras derivadas. Por exemplo, elaborar um texto para a realidade específica de sua escola, ou uma adaptação para atender uma metodologia investigativa, ou modificações para rodar em um suporte que permita um feedback para o estudante, formatos que permitam trabalhos em rede, e muitos outros. Você poderá fazê-lo, desde que obedeça às devidas licenças.
Licenças
As imagens, textos, alguns vídeos e animações apresentam licenças específicas para o seu uso, em sua maioria licenças Creative Commons. São exceção os vídeos do YouTube que seguem licenças específicas de uso determinadas pela plataforma (acesse AQUI e AQUI). Existem várias licenças Creative Commons que permitem diferentes graus de liberdade de uso.
Textos e recursos gráficos produzidos pelo NUEPE
Seguem a licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0. Você pode compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material), desde que se atribua os créditos, não seja para uso comercial e se distribua com a mesma licença (veja mais detalhes no link CC BY-NC-SA). Portanto, você tem a liberdade de usar as criações do NUEPE dentro dos limites dessa licença.
Objetos digitais educacionais de fonte externa
Estão disponibilizados imagens e alguns vídeos externos que seguem licenças variadas, indicadas junto ao objeto. Se decidir usar alguns desses objetos (como imagens, vídeos, links) obtenha os mesmos do site original. Fique bem atento a essas licenças!
Links externos
Ao acessar um conteúdo através de um link, verifique no site e/ou objeto acessado quais são as permissões de uso.
Vídeos
Importante reafirmar que os vídeos apresentam licenças diferenciadas, dependendo se a sua origem é de uma instituição científica (nesse caso seguem as licenças Creative Commons) ou do YouTube. A maior parte dos vídeos disponibilizados são do YouTube, os quais não podem ser baixados. Só poder ser usados seguindo as normas específicas do YouTube (acesse AQUI e AQUI)
É DE SUA INTEIRA RESPONSABILIDADE SEGUIR CORRETAMENTE AS DEVIDAS LICENÇAS NO USO EM OBRAS DERIVADAS DOS OBJETOS AQUI DISPONIBILIZADOS.
Bibliografia básica
Embora destinado ao ensino básico, na construção e na seleção dos recursos foram utilizados como referencial científico livros didáticos clássicos para o nível superior. Estes conteúdos sofreram adequação Além disso, muitos recursos são resultado direto da pesquisa científica e trazem referência e artigos científicos.
ABERTS, B.; JOHNSON, A.; LEWIS, J.; RAFF, M.; ROBERTS, K.; WALTER, P. Biologia Molecular da Célula. Artmed, 2017.
L. C. & CARNEIRO, J. Biologia Celular e Molecular. Ed. Guanabara. 2017.
Artigos científico indicados ao longo dos recursos.
Atualizações
Periodicamente o Site é atualizado. A última atualização está ocorreu em julho 2021.
Contribuições
Toda a contribuição para melhorar este material é bem-vinda!!! Escreva para ruths@ufpr.br