Apresentação
As células e suas estruturas exigem grande abstração do estudante para a sua compreensão, o que dificulta o aprendizado nestes temas (Manzke, 2013; Reindl et al., 2015). Para a melhoria da compreensão da estrutura e função celular, variadas abordagens têm sido propostas, como metodologias de aprendizagem ativa, aula invertida, estudos de casos, ensino por investigação, mapas conceituais, atividades práticas, modelagens e aprendizagem colaborativa, atividades em rede, dentre outros.
Independente da metodologia, o estudante deverá realizar uma representação mental da estrutura microscópica, sub-microscópica ou fenômeno celular abordado. Essa premissa está de acordo com a afirmação de Jenkison (2018) quando diz que a visualização de ilustrações científicas, modelos tridimensionais, animações, vídeos e outros recursos gráficos são fundamentais para a aprendizagem sobre células. Ressalte-se que a Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimidia afirma que indivíduo aprende melhor com o uso de imagens e palavras do que somente com palavras (Mayer, 2005). Portanto, embora as imagens desempenhem papel fundamental, faz-se necessário também o uso de palavras. Isso implica em que o uso das imagens deve ser realizado agregado a outros recursos para promover a aprendizagem significativa.
Stieff et al. (2005) indicam que a visualização de um objeto facilita a representação mental de um elemento abstrato propiciando a compreensão de eventos complexos e intrincados entre si. Assim, a importância de recursos como vídeos e animações como facilitadores da aprendizagem sobre células tem se sedimentado ao longo do tempo até os dias atuais (Araújo-Jorge et al, 2004; O’Day, 2007; McClean, P, 2015; Reindl et al., 2015; Goff et al., 2017). Destaca-se o trabalho de revisão de Jenkison (2018) que preconiza que a visualização desempenha papel fundamental sobre a aprendizagem, particularmente de estruturas microscópicas e sub-microscópicas. Esses pressupostos estão em concordância com os achados das neurociências e com a prática em sala de aula, que, de longa data, demonstra a importância da visualização na aprendizagem sobre as estruturas celulares e sub-celulares.
Sabe-se que os laboratórios escolares não dispõem de microscópios em número suficiente para o atendimento dos estudantes. Na realidade brasileira, a visualização das células através de microscopia, dentro de um ambiente pedagogicamente desenhado para promover a compreensão dessas estruturas, está longe do desejável. Diante disso, há alguns anos alguns professores do departamento de Biologia Celular da UFPR consideravam que as imagens sobre células produzidas na pesquisa laboratorial poderiam ser adequadas à materiais didáticos para os diferentes níveis de ensino. Como resultado, vários objetos digitais educacionais desenvolvidos pelo NUEPE utilizam imagens de células reais produzidas em projetos de pesquisa básica no âmbito do Departamento de Biologia Celular.
É importante alertar que aqui não se consideram os recursos em TDIC como solução mágica para a aprendizagem sobre células e tecidos, sequer como recursos que irão resolver os problemas do docente na preparação de suas aulas. Longe disso, aqui se tem somente o intuito de disponibilizar conteúdos que possam ser inseridos pelos docentes nas mais variadas metodologias que priorizam o estudante como centro do processo. Os objetos digitais de aprendizagem não devem ser usados de forma a reproduzir o ensino bancário.
Também faz-se necessário esclarecer que, com exceção de um técnico na área de informática, que participou no início da criação deste site/blog , há quase dez anos, e no desenvolvimento dos diferentes objetos digitais educacionais inicialmente produzidos, todos os demais desenvolvedores dos materiais produzidos pelo NUEPE foram estudantes e professores, sem formação específica na área tecnológica. Embora os limites que essa realidade impõe, essa dinâmica desempenha um importante papel na formação de futuros professores autores (os graduandos), bem como na formação de profissionais atuantes em sala de aula ligados ao mestrado profissional (PROFBIO).
Com o decorrer do tempo o site sofreu modificações. Alguns objetos digitais educacionais foram retirados enquanto novos foram desenvolvidos. Além disso, abriu-se um espaço maior para a disponibilização de produções de universidades, associações científicas, grupos de pesquisa e sites especializados ao redor do mundo que permitem esse uso. Portanto, materiais de excelente qualidade, usadas ao redor do mundo, também estão acessíveis a um clic.
Bibliografia
ARAÚJO-JORGE, T. C.; CARDONA T. S.; MENDES, C. L. S.; HENRIQUES-PONS A.; MEIRELLES, R. M. S., COUTINHO, C. M. L. M.; AGUIAR, L. E. V., MEIRELLES, M. N. L.; CASTRO, S. L.; BARBOSA, H. S.; LUZ, M. R. M. P. Microscopy Images as Interactive Tools in Cell Modeling and Cell Biology Education. Cell Biology Education, v. 3, n. 2, p. 99-110, 2004.
DiCARLIO,, S. E. Cell biology should be taught as science is practised. Nature Reviews. Molecular Cell Biology, v. 7, n.4, p. 287–90, 2006.
GOFF, E. E.; REINDL, K. M.; JOHNSON, C.; MCCLEAN, P.; OFFERDAHL, E.G.; SCHROEDER, N.L.; WHITE, A.R. Efficacy of a meiosis learning module developed for the virtual cell animation collection CBE Life Sciences Education, v. 16, p. 1-7, 2017. doi:10.1128/jmbe.v19i2.1460.
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JENKINSON, J. Molecular Biology Meets the Learning Sciences: Visualizations in Education and Outreac. v. 430, n. 21, p. 4013-4027, 2018. Doi: https://doi.org/10.1016/j.jmb.2018.08.020
MANZKE, G. R. Percepção das diferentes estruturas celulares por estudantes egressos do Ensino Fundamental. In: Encontro Regional do Sul de Ensino de Biologia (EREBIO-SUL)/Semana Acadêmica de Ciências Biológicas, 2013. Disponivel em: <http://santoangelo.uri.br/erebiosul2013/anais/wp-content/uploads/2013/07/poster/13636_206_Gabriele_Dachi_Silveira.pdf>.
McCLEAN, P. The Virtual Cell Animation Collection: Tools for Teaching Molecular and Cellular Biology. PLOS Biology, v. 9, p. 1-9, 2015. Doi: https://doi.org/10.1371/journal.pbio.1002118
MAYER, R. E. The Cambridge handbook of multimedia learning . Cambridge University Press, 2005.
REINDL, K. M.; WHITE,A. R.; JOHNSON, C.; VENDER, B.; SLATOR, B. M.; MCCLEAN, P. The Virtual Cell Animation Collection: Tools for Teaching Molecular and Cellular Biology. PLOS Biology, v. 9, p. 1-9, 2015. Doi: https://doi.org/10.1371/journal.pbio.1002118.
STIEFF, M.; BATEMAN J. R.; UTTAL, D.H. Teaching and learning with hreedimensional representations, pgs. 93-120. In: Gilbert, J. Visualization in Science Education. Netherlands: Springer, 2005.